GRUPO DE APOIO AO PACIENTE COM AFASIA (GAPA)

26/10/2021 18:59

O grupo de apoio ao paciente com afasia (GAPA) surgiu com a intenção de oferecer aos indivíduos com afasia e membros da sua família a oportunidade de interação com outras pessoas que estão passando pela mesma situação. Neste espaço, eles podem conversar, compartilhar ideias e sentimentos, receber apoio e aprender mais sobre a afasia e os recursos disponíveis para o tratamento. Os encontros do grupo acontecem semanalmente, onde são realizadas atividades terapêuticas para estimular o funcionamento linguístico e comunicativo, além de ser um espaço para compartilhar progressos e dificuldades, já que todos ali presentes entendem o que estão passando e podem apoiar-se mutuamente.

Todas as pessoas adultas ou idosas que têm/tiveram doenças neurológicas e apresentam dificuldade para se comunicar (como afasia, disartria, apraxia de fala, distúrbio cognitivo, demência) podem participar do grupo. 

Atualmente, devido a pandemia do Covid19, os encontros do grupo estão acontecendo de forma remota. Como ainda não é possível realizar os encontros de forma presencial. O teleatendimento tem sido uma ótima alternativa, pois foi possível manter a estimulação da linguagem e da comunicação com encontros semanais, seguindo a mesma proposta dos encontros presenciais (com algumas adaptações).

AFASIA

Afasia é um distúrbio da linguagem após um dano cerebral. A causa mais comum da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC) no lado esquerdo do cérebro, que é o dominante para a função da linguagem na maioria das pessoas. Outras causas podem ser o traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência, como as afasias progressivas primárias. Casos raros de afasia podem ocorrer devido a um dano no lado direito ou em regiões subcorticais do cérebro.

No Brasil o acidente vascular cerebral (AVC) é considerado uma das principais causas de mortes e é a principal causa de incapacidade na população adulta. O AVC está associado a diferentes fatores de risco, como sexo, idade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial, obesidade e estresse. Alguns desses fatores de risco, quando prevenidos, podem ser evitados.

A afasia costuma acometer ⅓ das pessoas que tiveram AVC causando limitações na habilidade do indivíduo para se comunicar efetivamente, tanto para se expressar, para compreender o que lhe é dito ou até para conseguir ler ou escrever.

O tratamento fonoaudiológico pode ser realizado de forma individual ou em grupo para a reabilitação da linguagem, considerando-se as habilidades preservadas da pessoa com afasia e buscando reestruturar/adaptar as habilidades que foram prejudicadas pelo dano neurológico. O paciente deverá iniciar o processo de reabilitação o mais breve possível com um Fonoaudiólogo, pois quanto mais rápido iniciar o processo terapêutico, maior será sua capacidade de recuperação.

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AFASIA 

Junho é o mês de conscientização da afasia, durante todo o mês são realizadas palestras e ações com o objetivo de destacar conteúdos para conscientizar a população sobre a afasia. 

Embora no Brasil existam algumas instituições que tenham o objetivo de melhorar a assistência e auxiliar o paciente com as diversas sequelas de AVC, a afasia é ainda pouco conhecida pela população em geral. Por isso, quando ela ocorre, muitos familiares e pacientes desconhecem que a afasia tem tratamento, não sabem lidar com essa dificuldade e assim, não procuram ajuda para solucionar os comprometimentos por ela ocasionados.

 

Email – gapa.ufsc@gmail.com 

Instagram – @gapa.ufsc